terça-feira, 12 de julho de 2011

Ubuntu

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Florianópolis (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atente para o detalhe: porque SOMOS, não porque temos...


(autor desconhecido)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os 10 Mandamentos do Otimismo

1- Hoje é o dia mais importante da sua vida. Não o sobrecarregue com lembranças dolorosos do ontem, nem com temores covardes do amanhã. Viva o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.
2- Construa você mesmo sua Vida. Não permita que opiniões e erros alheios o conduzam ao fracasso.
3- Irradie amor, carinho e simpatia. Não guarde seus tesouros espirituais pois quando mais alegria e amor espalhares mais feliz será.
4- Não espere pelos outros. Tua grande fonte de energia está em ti mesmo - se souberes utilizá-la verás quanto já és próspero e forte.
5- Seja pontual, sincero e exigente consigo mesmo. Quem não se disciplina desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se. Lembre-se de que o tempo deve ser usado com sabedoria.
6- Cuide de teu corpo e tua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão no outro, os dois merecem, por igual, teu cuidado. Alimente sua mente com pensamentos positivos e saudáveis para que seja refletido em seu corpo.
7- Tenha paciência. Jamais duvide da vida e de que a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo de agir. Não tenha pressa, tudo tem seu tempo.
8- Fuja da extravagância e do desperdício. Os dois são próprios do desequilíbrio. A vida é um bem inestimável.
9- Faça diariamente uma avaliação de tua vida. Veja ao que realmente deve dar importância, se não estás desperdiçando seu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.
10- Ao tomar uma decisão consistente e livre, jamais te afaste dela. Seja seguro em suas decisões. Saber querer é a base para vencer. Com otimismo tudo se resolve.

(Autor Desconhecido
)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Reflexão

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Reflexão

domingo, 19 de junho de 2011

A Vida

Às vezes nos becos escuros e lúgubres da madrugada, encontramos respostas e perguntas...
O homem passou a desenvolver um medo do vazio, um pânico diante do vácuo, um verdadeiro desespero quando estão diante de situações em que , de repente, não tem o que fazer...chega a ser visto como uma violência, um insulto, em enorme atrevimento, uma pessoa dirigir um carro superpotente a baixa velocidade...
Queremos ser máquinas, nos irrita essa nossa corporeidade de carnes, órgãos,ossos, músculos, nervos e veias, a decadência física nos causa horror, não aceitamos isso, nosso desejo é ser tão resistível e durável quanto as chapas de aço...
Sob a calma enganosa de nossas vidas descoloridas acontece uma guerra dissimulada em que a ansiedade nos atira num estado de tensão sem intenção, um "cansaço abstrato", um exemplo, o telefone celular?È o desenvolvimento tecnológico que põe um ultimatum a todo aquele que não adere a ele:"Vocês serão descartados do grupo"!...
Vivemos todos numa espécie de "inércia frenética", agitação múltipla que nos dá a ilusão de atividade de vida, de vivência real...
Ficar fazendo coisas o tempo todo é estar morto por dentro, uma morte diferente, mas que ainda permite que sejamos reanimados, revivificados ou ressuscitados...
A vida não e essa repetição mecânica, essa agitação frenética, para o nada, esse saltar de cena em cena sem parar em nenhuma, esse estar sempre ausente nas situações presentes, essa fuga constante e interminável, a vida acontece no lento...
A vida pode começar aos 30,40 ou 60 anos, não importa, a vida efetivamente vivida pode começar a qualquer momento, e para muitos jamais começa, são as pessoas que  passaram pelo planeta como turistas, olharam o mundo da janela de seu ônibus de viagem ou da janelinha bem alta do avião, passaram e não pararam, não quiseram perder tempo...

Autor: Eduardo (não sei o sobrenome...)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Casinha para cães feita com bacias - vale a pena conhecer!



QUE TAL FAZER CASINHAS PARA CÃES E GATOS COM BACIAS?
POR UM CUSTO ENTRE,R$ 10,00 e R$ 15,00, VOCÊ ABRIGA UM PELUDO.
VEJA O QUE VOCE PRECISA E COMO FAZER :

Vc vai precisar de:
- 2 bacias grandes (das que tem quase um palmo de altura)
- uma faca bem quente, mas, bota quente nisso !
- um hidrocor - para marcar a portinha e os furos
- uma furadeira
- parafuso com porcas ou arame (vc escolhe)

Modo de construir:
- Marque com o hidrocor os pontos a serem cortados para que a portinha fique certa - deixe uma borda de uns 2 1/2 dedos para não entrar água (vinda do chão)
- não tente cortar com serrote, é péssimo !
- Faça 2 furos nas abas de segurar a bacia, que serão os pontos de fixação das 2 partes.
- Aí vc decide se vai usar arame ou parafuso com porcas
(OBS: Esta da foto ainda não estavam fixadas)
... depois é só colocar um cobertor ou almofadas, eles adoram ficar bem quentinhos e aconchegantes.

domingo, 12 de junho de 2011

Reflexão

terça-feira, 7 de junho de 2011

Games Online

Site com vários games.
Ainda está em construção mas vale a pena conhecer!
Games Online

domingo, 5 de junho de 2011

Weltanschauung

E se a vida te proporcionasse um encontro com um Weltanschauung(visão de mundo)o que ele diria:
Sem a supremacia do bem, todo o querer terreno pouco sentido tem.Pois é o bem que mantém em movimento nosso corpo...
Cada ser humano traz em si uma luz de vida que o liga ao amor e a  força do Universo.Por isso um sorriso de uma criança costuma suavizar um coração gélido de um adulto...
A fonte de toda alegria de vida terrena nasce na natureza, ela é o elemento de todos, perdemos o contato com a natureza, por isso, afastamos de nossos corpos com produtos químicos, que tal andar descalço nas areias ou nas gramas...
Continuai sempre ligado a natureza, para que a fonte da alegria encontre entrada em vossa existência, pois o que seria o ser humano sem a alegria?Um nada!Indigno de ter nascido!...
A maior dádiva da vida aos seres humanos é o amor.Somente nele reside a felicidade, leva duas pessoas que mutuamente se amam em direção a luz, para cima, a um eterno reino solar...
Há situações na vida que despertam forças inimaginadas no ser humano proporcionando-lhe a vitória...
Nas lágrimas jazem as causas para os problemas de saúde, os quais atormenta os seres humanos de hoje, deixe as lágrimas jorrar, seu corpo pede cura...
A mentira é um corpo estranho que atua mortalmente...
Os seres humanos que fazem desaparecer o brilho da Terra cobiçam e agarram-se a tudo o que é perecível...
Olhando o firmamento e sentindo as inúmeras correntezas das mares e sentindo minha respiração, sinto o coração da Terra bater, será que criaturas insignificantes como nós, não conseguem sentir o batimento da mãe Gaia pedindo socorro, até as pedras se movimentam na tentativa de serem lembradas...
Autor: Eduardo (não sei o sobrenome...)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aqui nesta casa

Aqui nesta casa eu nunca sentirei a tristeza que ouço nos latidos dos cães abandonados nas ruas, aqueles que foram vítimas da falta de compaixão ao serem despejados e despojados.

Eu poderei dormir tranquilo, certo de que meu mundo não vai ser uma rua quando eu acordar, o que me permitirá sonhar com um movimento de adoção piedosa para todos que estão flagelados pelo abandono.

Eu nunca conhecerei a fome ou o medo de não saber se vou ter algo para comer, pois, como todos animais domésticos, nasci sem o poder de escolha e pessoas caridosas e de boa índole, decidem o meu “cardápio”.

Eu não vou tremer de frio ou ficar desidratado no calor.
Eu sentirei o calor do sol, o frescor de uma brisa, o calor de uma coberta, pois além do flagelo das intempéries, há o “inverno” da tristeza que assola meus semelhantes abandonados.

Meus donos me deixarão cheirar tudo que meu nariz alcançar, eles vão entender que isso é natural de todos os cães.
Meu pelo vai brilhar e eu nunca ficarei sujo ou com pelos embaraçados pois, quem ama, cuida!

Aqui nesta casa todos tentarão se comunicar comigo, entender o que preciso, todos olharão nos meus olhos.
Todos falarão comigo e mesmo que eu não responda, eu ficarei feliz ao ouvir palavras de carinho.
Eu terei um nome e assim saberei que eu tenho meu espaço neste lar.
Meu nome será usado em momentos de alegria e eu adorarei ouvir o som do meu nome.
Se eu não aprender tudo que me ensinaram, é porque não me ensinaram direito e cabe aos meus donos me ensinarem novamente. Eu sou inteligente, todos os cães são!
Eu nunca serei usado como símbolo de status para meu dono, não importa minha raça, serei amado independente da minha beleza, afinal cães não foram feitos para melhorarem a imagem dos seus donos.
Eu nunca levarei a culpa pelo dia ruim que meu dono possa ter passado, não é justo que eu sofra pelos problemas, pela ira ou impaciência do mundo. Estou lá para lhe dar alegria não para ser punido pelo que não fiz.

Aqui nesta casa eu posso confiar nos braços que me abraçam e nas mãos que me afagam.
Eu não preciso apanhar para aprender, apenas palavras firmes me farão entender que eu fiz algo errado.
Se eu ficar doente, eu serei cuidado, não abandonado! Se eu me assustar com alguma coisa como o barulho dos fogos, eu serei acalmado, e se eu ficar triste serei amparado e alegrado.
Não importa minha aparência, eu serei considerado lindo por meus donos e eles saberão me dar valor.
Eu poderei passear de carro alegre e feliz sabendo que ao final do passeio eu voltarei para casa e nao serei abandonado em um local distante.
Eu nunca serei abandonado na velhice, na doença, na desobediência ou se eu ficar feio e sem pelos quando ficar velho.
Minha vida é uma responsabilidade e não uma brincadeira irresponsável.
Eu aprenderei que os humanos podem ser bons e fiéis como nós, os cães somos.
Nós cães não importamos se nosso dono é feio ou bonito, se ele é rico ou pobre.

Aqui nesta casa, meu amor pelos meus donos é incondicional e vai durar enquanto eu viver.
Aqui nesta casa eu terei um lar, terei amor, terei abrigo desde o dia que eu passar a viver com eles.
Nenhuma mudança de vida vai fazer meus donos me deixarem para trás.
Alguns pensam que outro dono é a mesma coisa, eu posso até me adaptar, mas os donos que amei jamais serão esquecidos.
Você não sofre quando se separa definitivamente de alguém que ama? Eu também!
Eu os acompanharei a todos os momentos, na alegria eu pularei, abanarei meu rabo e até latirei de felicidade, nos momentos de tristeza ficarei ao seu lado sentado aos seus pés.

Aqui nesta casa, eu não pedirei nada, apenas o seu carinho e alguns cuidados básicos.
O seu amor vai me fazer feliz pelos 12 anos em media que viverei.
Tenha certeza que durante minha curta vida seu lar só havera felicidade para todos aqueles que com carinho me amarem.
Fique comigo até o dia da minha partida e você sentirá o que é receber o amor do mais sincero e afetuoso dos animais.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pacman


Construção civil remove 12 mil árvores em 4 meses em SP

Nos primeiros quatro meses de 2011, São Paulo perdeu 12.187 árvores, o que representa 80% da área verde do parque do Ibirapuera. São, em média, 100 cortes por dia. Na maioria dos casos, a remoção é feita por empreiteiras para dar lugar a novos prédios e condomínios.

As ações sempre contam com autorização da prefeitura, segundo o “Estado de S. Paulo”. Ainda há cortes realizados após solicitações de moradores ou remoção de árvores mortas. No entanto, o último caso representa apenas 5% das retiradas.

Os dados são parte de um relatório elaborado pela Comissão do Verde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo. De acordo com vereadores, na maioria dos casos a obrigatoriedade de replantar mudas para compensar as remoções é ignorada ou executada irregularmente.

O documento também aponta falha na fiscalização por parte da prefeitura. O resultado do desmatamento pode ser observado em áreas que ganharam grandes condomínios. Na zona sul, bairros que eram separados pela mata, como Morumbi e Campo Limpo, são ligados agora por edifícios construídos em áreas que concentravam diferentes espécies de árvores.
Um dos principais projetos em construção na região, que já recebeu autorização da prefeitura, foi responsável pelo corte de 353 árvores.


São Paulo perdeu 12.187 árvores, o que representa 80% da área verde do parque do Ibirapuera.

Fonte: Metro


quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Dívida Pública

Os Governos arrecadam tributos que deveriam ser suficientes para custear com tranquilidade a máquina pública e ainda investir na educação,saúde,segurança e saneamento. E o que acontece? Tem uma das maiores cargas tributárias do mundo girando em torno de 35% do Produto Interno Bruto e o que se vê é uma falta de Prestação de Contas de Serviços Públicos.Como o Governo Federal gasta mais do que arrecada a saída é buscar recursos no mercado financeiro, dando origem a Dívida Pública ( desnecessária ) E com isso ocorre um endividamento que costuma ser danoso aos cofres públicos. E com isso juros exorbitantes se constituindo hoje essa dívida numa Bomba Relógio que pode explodir a qualquer instante. E a população fica sem: educação, saúde,saneamento básico e segurança.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

China resgata 500 cães que seriam servidos em restaurantes


Membros da Associação de Proteção dos Animais da China levam cachorros para um abrigo, em Pequim. Cerca de 500 cães foram encontrados em caminhões em uma rodovia. Os animais seriam levados para restaurantes que servem carne de cachorro.

"A árvore ao ser cortada observa com tristeza
que o cabo do machado também é de madeira."


Aip!

domingo, 29 de maio de 2011

She - Greenday

Vale a pena ver mais uma vez!

sábado, 28 de maio de 2011

A História das Coisas

Lojinha do Aip! - Buttons e adesivos

Buttons: 1,50 + postagem














Adesivos: 1,00 + postagem














Para comprar, é muito fácil! É só enviar um e-mail para aiprock@yahoo.com.br

Não ser de raça, eis a desgraça

(A VAIDADE INSPIRA E A LATA VIRA)

É difícil entender o que significa o Pedigree quando ele sobre à cabeça do ser humano com terríveis consequências para seres vivos que nada tem a ver com a sua “linhagem ordinária”.

O descarte de um vira-latas por uma questão de status e a consequente substituição por uma nobreza canina é um gesto que talvez nem Freud explicaria porque envolve a crueldade motivada pela aparência materialista de dar satisfação ao contexto social sobre nossa condição considerando as classes envolvidas e as escalas de valores:

É bom passar de média para “média alta” com a pergunta dilacerante:

O que tem a ver o seu cãozinho vira-lata que tanto amor lhe dedicou com essa ascenção ?

A resposta pode ser encontrada nas partes mais obscuras da natureza humana, onde a bondade parece ser tão descartável como o cão substituido por um de pedigree para o desfile social que coloca a sua vaidade num carro alegórico.

Uma reflexão do fundo do coração que envolve aqueles que julgam a bondade como implícita na natureza humana:

Um cão não é bem de consumo durável. É um ser que transborda de amor em retribuição absoluta  ao carinho recebido por parte se seu dono, desde que este seja um ser dotado da sensibilidade de que uma adoção é um gesto de ternura eterna. Jamais pode ser alterado por razões materiais.

Nunca, em hipótese alguma, substitua um ser que tanto amor lhe dedicou por uma onstentação fútil e desalmada. Não transfira a crueldade social que envolve tantas castas para o mundo animal.

Seja um ser iluminado que ao se despojar da vaidade dessa “troca” dê o “recibo” devido para o um ser que nada tem de culpa de ter sido gerado numa mangedoura como foi o caso do nosso Divino Mestre.

Seria Cristo alvo dessa discriminação por não ter o pedigree representado por um berço de ouro em termos de linhagem ?

Obviamente não. É esse raciocinio lógico que deve permear seu coração quando surgir qualquer pensamento que possa conduzir ao “descarte” do seu vira-lata. Um exemplo vivo de a injustiça extrema pode ser evitada.

Seja humano e justo para que  sua consciência não seja objeto de uma mancha representada pela crueldade. Contamos com seu livre arbítrio desde que este seja totalmente embalado pela compaixão.

Omar Manzanares
Assessoria de Imprensa para o Mundo Animal

Monólogo Coletivo

E se a vida te proporcionasse um encontro com um eremita, o que ele diria:
Há uma vida antes da morte, mas é preciso querer vivê-la...
A humanidade é composta, em quase todos os ambientes de figuras blindadas com máscaras humanas, figuras essas que se cumprimentam, sorriem, repetem frases viciadas e sempre as mesmas...
As pessoas vivem num mundo de sonhos,maluco, eles olham, mas não veem nada, estamos todos em transe...
Todos estão viciados na observação, se desdobram numa vestimenta conhecida, classificam, penduram uma placa com um nome, já não somos mais humanos, nós tornamos espetáculos ao céu aberto...
O sexo se tornou algo automático, apenas o clímax de um ato é significativo, perdemos a ponte que leva ao misterioso, estranho, surpreendente das emoções do estado puro, nem é mais uma necessidade, apenas  se tornou um vício, repetição de vida...
Através da "tecnologia do gozo" nossa pele se tornou uma paquiderme, espessa como a dos elefantes, estamos doentes porque nos falta proximidade, contato, não trocamos carícias nem gostamos que toquem em nós, estamos cercados de pessoas e ao mesmo tempo ilhados dentro de nós...
Nossa cultura ocidental encoraja as pessoas a permanecer uma criatura não-tátil durante toda a sua vida, que isso o torna uma pessoa faminta de experiência táteis e infelizmente iremos buscar este afeto nas relações sexuais...
Um abraço apertado e afetuoso cura muitas doenças incuráveis...
O ser humano sabe poucas linguagens, não sabe ouvir as estrelas, será que sabe ouvir a melodia secreta de cada rosa?Escutar um sorriso?Não sabem nem escutar a água, se soubessem aprenderiam uma nova língua...
Nossa sociedade está caminhando para um grande monólogo coletivo, pelo fato de as pessoas terem dificuldade de contato real...
Através do silêncio encontramos a essência de nosso ser, na sociedade moderna, há um excesso de palavras, todos querem atráves da palavra provar que estão vivos...

Autor: Eduardo (não sei o sobrenome...)

Reflexão

Quando a compaixão seleciona (Adotar um cão abandonado)



Uma das experiencias mais gratificantes da minha vida foi adotar um cão de rua!

                           QUANDO A COMPAIXÃO SELECIONA
                          ---------------------------------------------------- 

A adoção de um animal doméstico é um das escolhas de vida em que a racionalidade se choca de uma forma direta com a compaixão direcionada para um cão abandonado.

Racionalidade seria a ostentação de ter um animal com um pedigree respeitável. Um vira-lata abandonado seria a última da escolha.

Por que teríamos que ser tão racionais nesta hora diante do sofrimento de um ser vivo muitas vezes abandonado de forma fútil e cruel por humanos que em termos de humanidade são um deserto de valores.

Meu exemplo ao adotar um cão abandonado, maltratado, traumatizado,etc representa a grande virtude de que todos nós comos capazes: ser compassivos diante da crueldade e optar por dar guarida a um animal que passou por experiências que representam algo impensável em termos de sofrimento nas ruas de uma metrópole cruel não somente pela índole negativa de alguns moradores como também pela omissão dos que ignoram mesmo sentindo compaixão. Da compaixão para a adoção existe uma trilha que somente seres dotados de uma aura especial conseguem percorrer.

Esse cão abandonado que adotei passou a ser um familiar abençoado após a cura de todas as feridas físicas e emocionais. É um ser vivo que enche de alegria nosso lar com todas as sensações positivas que a a sua companhia gera como gratidão e paz de consciência pela adoção compassiva.

Tente percorrer a “trilha”. Não hesite em adotar um cão abandonado, pois a recompensa em termos de paz de espírito e felicidade por um novo habitante em seu lar é indescritível, além do fato de servir de exemplo positivo para os que o abandonaram, os quais, também são dignos de compaixão pela pobreza de espírito e ausência de sentimentos nobres.

A trilha está aberta. Dê o melhor de si e seja bem vindo à casta nobre de seres humanos especiais que tem a “terceira visão” com o “olho do coração”.

Os abandonados estão esperando sua compaixão em troca da racionalidade da ostentação que nem sempre um pedigree acrescenta.Todos, absolutamente todos, com ou sem pedigree tem direito a um lar que poderia muito bem ser o seu.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Suspeita de envenenamento de animais

Quando houver a suspeita de envenenamento de animais, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol. (uma colher de sopa), que em contato com o estomago vira água morna salgada e faz o animal vomitar e depois dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 hrs), que é o melhor antidoto para venenos como 1080 echumbinho. Mantenha sempre o ATROVERAN por perto e transmita as pessoas que você conhece. Isso pode salvar vidas.


Por: Dr. Marcel Benedeti

domingo, 17 de abril de 2011

A memória dos Animais

Um psicólogo de animais examinou a memória de um boi que,
após dois anos, não havia esquecido o que havia visto no matadouro.

O psicólogo de animais Patfield comprou um bezerro e um boi em um
matadouro de Chicago. Antes, havia combinado que os dois animais  fossem  "presenciar" a matança de 150 bois. Em seguida, foram levados de  caminhão para um pasto com estábulo que Patfield alugou.

Patfield conseguiu que cinco dos abatedores que trabalhavam no matadouro fossem  mostrados ao bezerro e ao boi, várias vezes, durante a matança. Ao longo dos dois anos seguintes, os animais adquiridos do matadouro não  tornaram a ver os abatedores.

Enquanto o boi ficou sozinho, o  bezerro foi encorporado a um rebanho após um ano. Patfield fez duas  grandes marcas em suas orelhas. Após os dois anos, o psicólogo convidou  os abatedores e os levou até o pasto onde o boi estava calmamente  deitado na relva. Quando os homens desceram do carro, o boi se assustou.
Levou apenas alguns segundos e se enfureceu, devastou seu estábulo e
jogou-se contra a cerca de arame, onde caiu ferido. Ele gemia e urrava
de medo ao ver os homens se aproximarem.

No pasto, junto com o  rebanho, o bezerro marcado foi o único que fugiu quando se aproximaram os cinco homens que estavam gravados em sua memória. Ele desembestou em  pânico. Esperaram, de propósito, 24 horas para procurar o animal. A  equipe de busca encontrou o bezerro após cinco dias, a uma distância de  190 km, onde havia se juntado a um rebanho estranho. Havia perdido 55  quilos do seu peso.

( Texto retirado do livro "Aprendendo a  respeitar a vida" de Hildegard Richter, tendo como fonte  "Informationskreis Gegen" - Suíça )

Cão leva dois tiros ao salvar vida de dono em assalto no RS


uando decidiu levar Max para casa, com poucos dias de vida, Seu Osmar nem imaginava que o cão salvaria sua vida, pouco mais de três anos depois. No último domingo (23), o animal chegou a levar dois tiros para defender seu dono de um assalto, no centro da cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

“Eu estava chegando do interior e estacionei minha caminhonete em frente ao comércio que tenho, no centro da cidade. Havia deixado Max no terreno dos fundos do comércio quando fui abordado por dois homens que anunciaram o assalto. Eles queriam levar a caminhonete, mas eu disse que estava sem a chave. Foi quando um deles sacou o revólver. Só tive tempo de desviar e gritar ‘pega Max’”, conta Osmar Persico, 47 anos.

Seu Osmar foi atingido de raspão por um tiro na testa.  Ao ver o sangue, o cachorro obedeceu ao dono e atacou os assaltantes. “Ele viu o sangue e ficou uma fera. Saiu como um foguete para atacar os ladrões. Um deles fugiu a tempo, mas o outro foi dominado pelo Max. Para se defender, o ladrão acabou atirando no cachorro. O Max me livrou do assalto e salvou minha vida”, diz.

Os ladrões fugiram sem levar nada. O boxer, mesmo ferido, passa bem, e se recupera das lesões causadas pelos disparos.
“Ele teve duas perfurações por bala, uma no peito e outra na pata dianteira direita, mas se recupera bem. Já está se movimentando e imobilizamos apenas a pata ferida. Ele é um cão muito forte, corajoso, acredito que não ficará com sequelas”, diz ao G1 o veterinário Ari Glock, que atendeu Max após a emergência e segue acompanhando o tratamento do animal.

Max deve continuar morando no terreno próximo ao comércio de Seu Osmar, já que a família mora em um apartamento. "Estamos sempre por perto, passeamos todos os dias, e isso vai continuar. Ele já era importante para nós, e agora, para mim, vai ser especial para sempre", afirma Persico.

sábado, 16 de abril de 2011

Ter um cão pode, literalmente, fazer bem ao o coração

Novas pesquisas mostram que donos de cachorros apresentam probabilidade 34% maior de receberem recomendação médica de uma quantidade mínima de exercícios semanais, graças a seus amigos peludos.

“O cão pode ser um excelente motivador de atividades físicas. As pessoas que levam o cachorro para passear acabam caminhando mais. Elas costumam caminhar cerca de uma hora a mais por semana”, disse Mathew Reeves, professor de epidemiologia da Michigan State University e autor do estudo.

Reeves, que também é veterinário, diz que o problema de saúde pública da obesidade afeta tanto o homem quanto seu animal doméstico, por isso ambos se beneficiam da caminhada. Ele sugere que, mesmo não conseguindo se exercitar para melhorar a própria saúde, talvez a manutenção da saúde do animal seja o grande motivador necessário.

No estudo, publicado na edição de março do periódico americano Journal of Physical Activity and Health, foram revisados dados da de uma grande pesquisa de 2005 – com mais de 6.000 entrevistados – sobre fatores comportamentais de risco.

Quarenta e um por cento dos participantes eram donos de um cachorro. Dentre eles, quase dois terços relataram que levavam o animal para uma caminhada de pelo menos 10 minutos.

No total, os donos de cachorros se mostraram 69% mais propensos a realizar atividades físicas nas horas de lazer. Eles também apresentaram probabilidade 34% maior de realizarem os 150 minutos semanais de exercícios moderados ou vigorosos, recomendados pelos órgãos governamentais de saúde dos Estados Unidos.

“Apenas 27% das pessoas que têm um cachorro atingem as recomendações de 150 minutos semanais de atividades físicas – ou seja, elas provavelmente poderiam estar caminhando com mais freqüência”, disse Reeves.

O veterinário recomenda aos 40% dos donos de cachorros que nunca levam seus animais para passear que eles realmente deveriam começar a fazê-lo. “Todo cachorro deveria ter a oportunidade de sair de casa para caminhar”.

Diversas razões foram citadas pelos donos para não levar seus animais para passear, mas a desculpa mais comum foi de que o cachorro já se exercitava sozinho ou que vivia do lado de fora da casa. Alguns deles disseram que não tinham tempo ou interesse em levar o cão para passear, outros relataram que tinham animais muito mal-comportados. A idade avançada do cão ou do próprio dono também foi uma justificativa citada.

As pessoas com mais de 65 anos se mostraram mais propensas a atingir as recomendações governamentais simplesmente levando seu “melhor amigo” para um passeio. De acordo com o estudo, as pessoas de meia-idade foram as que passaram menos tempo passeando com o cachorro. O estudo também mostrou que o grau de instrução e o gênero tiveram pouco impacto no tempo dedicado ao passeio com o cachorro.

De acordo com os resultados da pesquisa, as pessoas com renda mais baixa, especificamente aquelas que ganhavam menos de US$20.000 por ano, foram as que passaram mais tempo passeando com o cachorro (a média foi de 104 minutos semanais).

Os pesquisadores também constataram que donos de cachorros mais jovens costumavam realizar mais exercícios. Os resultados também mostraram que os cães de menor porte realizavam passeios mais curtos.

Com base nos resultados do estudo, os autores sugerem que as campanhas de saúde pública enfatizem os benefícios para a saúde das caminhadas regulares com o cachorro.

“Se sua única forma de se exercitar é levando seu cachorro para passear, certifique-se de fazer isso pelo menos cinco vezes por semana por 30 minutos”, recomendou Jill Rubin, fisioterapeuta da clínica Scott and White Healthcare in Round Rock, do Texas.
“Se você não pode levar seu cão para passear com esta freqüência, algum tipo de exercício suplementar será necessário para atingir as recomendações dos órgãos de saúde”, ela complementou.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Respostas: Você sabe socorrer um pet em perigo?

Qual deve ser o primeiro passo para socorrer um cão que quebrou a pata?
Use uma focinheira ou amarre o focinho com uma corda

Como transportar o animal com a pata quebrada?
Arraste uma tábua para debaixo do bicho bem devagar

Em caso de envenenamento, o que fazer?
Lavar a boca do animal com muita água

Se o pet se afogar você deve
Deitar o animal de lado com a cabeça mais baixa que o corpo

Se uma aranha morder o animal
Coloque uma luva cirúrgica e massageie de leve o local da picada

Se seu pet tiver uma convulsão, como agir?
Aproxime-se por trás e coloque uma almofada sob sua cabeça

O que fazer se o seu pet se engasgar?
Levante as patas dianteiras e abra-as

Se seu cão ou gato tiver febre
Molhe todo o animal com água fria

Se cair um corpo estranho no olho do pet
Lave os olhos com água corrente

Em casos de queimadura
Lave a lesão com soro fisiológico

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Saiba como estimular a inteligência do seu cão








Seu cão passa o dia inteiro sozinho, sem nada para fazer? Saiba que, dessa forma, você perde um tempo precioso no qual o bicho pode desenvolver o raciocínio para resolver problemas
Existem truques e até alimentos que ajudam a aprimorar a inteligência do cão.
No mercado, há brinquedos de vários formatos para estimular a atenção do bicho.
Chamados de dispensadores de alimentos, eles trazem buraquinhos em que a pessoa deve esconder um petisco, e o cão tem de se virar para tirar o alimento de lá, explica consultora comportamental da Cão Cidadão, Alida Gerger.
- O segredo é manter o cão ocupado com brinquedos que têm reforço positivo. O bicho tem interesse em realizar em troca de algo prazeroso.
Há brinquedos que são verdadeiros quebra-cabeças e mantêm o cão entretido por um tempão, completa a treinadora. E o melhor: é possível também fazer os brinquedos em casa.
- Com uma garrafa pet vazia ou com uma caixa de papelão. Você coloca petisco, fecha bem e faz alguns furos. O cão vai aprender que, com patadas ou destruindo a caixa, consegue pegar o quitute.
Ela também indica que, em vez de servir a comida direto no pote, a pessoa coloque em lugares em que o bicho tem de trabalhar pela ração e usar o faro.

Para a veterinária Daniela Ramos, especialista em comportamento animal da USP (Universidade de São Paulo), para que o bicho fique mais atento, a pessoa também deve motivá-lo nas brincadeiras.
- Nessa hora, dê nomes aos objetos, repita inúmeras vezes a palavra e jogue o brinquedo para o bicho pegar. Vai chegar uma hora que ele saberá qual é aquele objeto.
Para que o cachorro tenha um desenvolvimento mental adequado, há também uma nutrição específica a ser fornecida à mãe do animal, enquanto o filhote ainda está na barriga e até que ele complete um ano após vir ao mundo, como explica Aulus Carciofi, professor do departamento de clínica e cirurgia veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal.
- Alguns ácidos graxos, como o ômega 3, presentes em óleos de peixe, são essenciais para o bom desenvolvimento do tecido neurológico e da visão visual do bicho. Indico que a pessoa busque rações industrializadas que tenham o ingrediente.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Reflexão

terça-feira, 12 de abril de 2011

Reflexão

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Grito do Bicho - Blog

O blog que faz a notícia

Vale a pena conhecer!

http://ogritodobicho.blogspot.com/