sábado, 28 de maio de 2011

Não ser de raça, eis a desgraça

(A VAIDADE INSPIRA E A LATA VIRA)

É difícil entender o que significa o Pedigree quando ele sobre à cabeça do ser humano com terríveis consequências para seres vivos que nada tem a ver com a sua “linhagem ordinária”.

O descarte de um vira-latas por uma questão de status e a consequente substituição por uma nobreza canina é um gesto que talvez nem Freud explicaria porque envolve a crueldade motivada pela aparência materialista de dar satisfação ao contexto social sobre nossa condição considerando as classes envolvidas e as escalas de valores:

É bom passar de média para “média alta” com a pergunta dilacerante:

O que tem a ver o seu cãozinho vira-lata que tanto amor lhe dedicou com essa ascenção ?

A resposta pode ser encontrada nas partes mais obscuras da natureza humana, onde a bondade parece ser tão descartável como o cão substituido por um de pedigree para o desfile social que coloca a sua vaidade num carro alegórico.

Uma reflexão do fundo do coração que envolve aqueles que julgam a bondade como implícita na natureza humana:

Um cão não é bem de consumo durável. É um ser que transborda de amor em retribuição absoluta  ao carinho recebido por parte se seu dono, desde que este seja um ser dotado da sensibilidade de que uma adoção é um gesto de ternura eterna. Jamais pode ser alterado por razões materiais.

Nunca, em hipótese alguma, substitua um ser que tanto amor lhe dedicou por uma onstentação fútil e desalmada. Não transfira a crueldade social que envolve tantas castas para o mundo animal.

Seja um ser iluminado que ao se despojar da vaidade dessa “troca” dê o “recibo” devido para o um ser que nada tem de culpa de ter sido gerado numa mangedoura como foi o caso do nosso Divino Mestre.

Seria Cristo alvo dessa discriminação por não ter o pedigree representado por um berço de ouro em termos de linhagem ?

Obviamente não. É esse raciocinio lógico que deve permear seu coração quando surgir qualquer pensamento que possa conduzir ao “descarte” do seu vira-lata. Um exemplo vivo de a injustiça extrema pode ser evitada.

Seja humano e justo para que  sua consciência não seja objeto de uma mancha representada pela crueldade. Contamos com seu livre arbítrio desde que este seja totalmente embalado pela compaixão.

Omar Manzanares
Assessoria de Imprensa para o Mundo Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário